Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
O treinador Hélder Silva, responsável técnico pelas Sub19 e Seniores femininas do GDG Basquetebol, analisa, em discurso directo, a participação do GDG Basquetebol no III Torneio Municipal de Valongo, que teve lugar no passado fim-de-semana 13 e 14 de setembro. A juntar à vitória do Torneio pelas Sub19 femininas acresce a vitória das Seniores no jogo de apresentação da equipa sénior feminina do NCR Valongo.
One team one dream
III Torneio Municipal de Valongo – Jogo 1: G.D. Gafanha 38 – NCR Valongo 23
Neste Sábado [dia 13 de setembro] iniciámos a competição com a participação no III Torneio Municipal de Valongo.
Comparecemos com 16 atletas (faltou a Diana Faria por doença) e o intuito era colocar à prova a exigente pré-época com 16 treinos em 3 semanas e um estágio. Iniciámos este torneio contra a equipa da casa, 4º classificado da AB Porto e finalista da Taça Nacional, pelo que seria, à partida, um teste exigente. Optámos por formar, na maior parte do jogo, grupos de 4 e 5 atletas, com substituições de 5 em 5 minutos sem colocar em causa o sucesso desportivo do jogo, que seria de 4 partes de 10 minutos corridos.
Inicio nervoso, com vantagem da equipa da casa até aos 04-09 e terminámos com 1 ponto de desvantagem nesse período. A nossa capacidade técnica, física e velocidade nas transições começaram a aparecer no 2º período com um parcial de 13-00 e fomos para intervalo a vencer por 11 pontos. No 3º período tivemos menos bem ofensivamente, mas cumprimos a 100% na defesa, não sofrendo pontos e passando para 15 pontos no final do período. Com 07-02 no inicio do 4º período e 20 pontos de vantagem, fomos gerindo o jogo e dando tempo de jogo às menos utilizadas, acabando por vencer por 15 pontos.
Vitória inequívoca e tranquila, com excelente gestão na forma de jogar e com grande contributo de todas.
Final a disputar com o CLIP e e com o querer começar a época com a primeira vitória, vencendo este torneio.
III Torneio Municipal de Valongo – Jogo 2: G.D. Gafanha 57 – CLIP 37
Neste domingo, realizámos a final do triangular deste Torneio com a voluntariosa equipa do CLIP orientada pelo experiente treinador Marco Rodrigues.
Com margem para gerir o jogo da melhor forma, com vista à conquista do troféu, o objectivo passava por resolver o mesmo o mais rápido possível para dar tempo de jogo a todas as atletas presentes. Com um inicio de 08-02, colocámos logo uma diferença que se tornou decisiva até aos 7 pontos de vantagem no período. Com um 2º período mais equilibrado, a equipa manteve a serenidade, sem forçar muito e ganhando o período, foi para intervalo com 10 pontos à maior. No reinício, ao sofrer um parcial de 02-08 e com 30-26, a equipa reagiu e acelerou o jogo jogando com critério e com rápidas transições e com parcial de 11-03, terminando o período com 12 pontos vantagem. Na parte final do jogo veio ao de cima a nossa capacidade e frescura física, e com um parcial de 14-01 resolvemos definitivamente o jogo e o torneio.
De destacar a elevada eficácia de lançamentos de campo com 68% (34/23) e lances livres 64% (14/9).
Vitória no torneio e boa forma de começar a época. Parabéns a todas pela disponibilidade e aos pais pela ajuda na organização das viagens. Agora preparar o próximo torneio e continuar a crescer.
Por último, ainda tempo para a análise ao jogo de apresentação das seniores femininas do NCR Valongo.
III Torneio Municipal de Valongo – Apresentação NCRV: G.D. Gafanha 30 – NCR Valongo 25
Neste domingo, a nossa equipa sénior feminina realizou o seu primeiro jogo na apresentação da equipa com direito a troféu em formato de jogo único.
Estivemos presentes com 14 atletas, das quais 7 com idade de Sub-19.
Ansiedade natural e com volumes de treino díspares, a intenção passava por começar a definir a nossa forma de jogar em competição e começar a definir o nosso ADN defensivo.
Início forte da equipa, excelente eficácia no tiro exterior, com 3 “bombas” consecutivas e parcial de 12-05 começámos a ter margem para conduzir o jogo como queríamos. Num 2º período de fraca eficácia ofensiva, compensámos com 10 minutos defensivos, nos quais não sofremos um único cesto de campo e indo para intervalo com 8 pontos de vantagem. No reinício, assistimos às defesas a suplantarem os ataques e a equipa a gerir o jogo entre os 13 e 9 pontos de vantagem. Reacção contrária de uma equipa que nunca desistiu e com parcial de 02-06 relança o jogo, novo tiro longo e a 2 minutos ficamos com 9 pontos de vantagem. Apesar do susto final, com parcial negativo de 00-06, soubemos nos segundos que faltavam gerir o jogo e vencer este nosso 1º jogo da época.
Jogo de fraca eficácia ofensiva e de aflição, tão desnecessária, com previsíveis erros cometidos. De realçar a excelente atitude defensiva, de garra e de luta, estendida pelo campo todo, nunca virando as costas a uma bola perdida, irá certamente ser esta a nossa imagem de marca.
Agora preparar a nossa apresentação, num duelo mais exigente com uma equipa de uma divisão superior à nossa, aumentando substancialmente o grau de exigência.
Parabéns equipa pela vitória e vontade que demonstraram em estar juntas, nesta nossa jovem equipa.
COORDENAÇÃO
Coordenação Geral MinibasqueteMASCULINO
Seniores Sub 18 Sub 16 Sub 14FEMININO
Seniores Sub 19 Sub 16 Sub 14INICIAÇÃO - MINIS
Sub 13 - iniciação Minibasquete