O passado fim de semana de 19 e 20 de Outubro foi rico em emoções e bom basquetebol, com a receção das nossas meninas sub-16 às equipas do Illiabum e Esgueira, campeãs da época passada em sub-16 e sub-14, respetivamente.
Previa-se que o jogo com a equipa do Illiabum trouxesse muitas dificuldades, o que veio a acontecer. Utilizando uma defesa muito pressionante a equipa do illiabum cedo se adiantou bastante no marcador, chegando a um parcial de 21-0! Só nos dois últimos minutos é que conseguimos marcar, fazendo um parcial de 10-2. Com uma desvantagem de 13 pontos, partimos para o 2º período, dispostos a recuperar esta diferença. Com uma defesa mais acertada e aproveitando melhor a posse de bola, aos poucos fomos diminuindo a vantagem da equipa contrária, que chegou aos 9 pontos já perto do final do período. Sentindo esta aproximação, a equipa do Illiabum, voltou a aumentar o ritmo de jogo, fazendo uma parcial de 9-0, ficando o marcador ao intervalo no resultado de 27-43. Na segunda parte entrámos determinados a dar a volta ao jogo, conseguindo em parte os nossos objetivos. Desta vez fomos nós que supreendemos a equipa contrária, utilizando uma defesa a campo inteiro, roubando algumas bolas e fazendo ataques rápidos. A meio do 3º período conseguimos reduzir a diferença outra vez para os 9 pontos! Mas este esforço teve o seu preço, já que a equipa contrária rodando mais a equipa, e aproveitando o nosso desgaste físico conseguiu voltar a aumentar a diferença, novamente nos 2 últimos minutos, com um parcial de 10-0, colocando o resultado nos vinte pontos de diferença, 39-59. Já muito desgastadas fisicamente e com esta diferença no marcador, o 4º período serviu para rodar algumas jogadoras menos utilizadas. Conseguimos manter a diferença nos vinte pontos, não fosse a completa apatia no minuto final, onde sofremos 7 pontos em pouco mais de 40 segundos!!! Foi um jogo muito disputado, jogado a um ritmo muito elevado, com grande intensidade e entrega por ambas as equipas. O resultado final de 47-74, é exagerado uma vez que conseguimos recuperar de uma diferença de 21-0 no 1º período, para os 9 pontos ao longo dos 2º e 3º períodos, quebrando fisicamente com o aproximar do final do jogo.
No domingo, mais um grande jogo em perspetiva! Com a pesada derrota da véspera, pensava-se que as nossas meninas entrariam no jogo já derrotadas. Pura mentira! Entrando com grande determinação defensiva, concentração e discernimento no ataque, cedo mostraram que estavam ali para ganhar o jogo. Saindo muito bem da pressão exercida pela equipa do Esgueira, conseguimos cestos fáceis e chegámos ao final do período a ganhar por 20-11. No 2º período, aconteceu o contrário. Não fomos eficazes na defesa e falhámos muitos ataques em vantagem numérica, o que permitiu à equipa contrária recuperar no marcador, até aos 26-25 no intervalo. Os 3º e 4º períodos foram de grande equilíbrio. Nenhuma das equipas se conseguiu impor estando sempre o marcador empatado ou com 2 ou 3 pontos na frente! Na parte final do encontro com as equipa empatadas a 54 pontos, dispusemos de uma boa oportunidade para ganhar o jogo, falhando um cesto fácil a 7 segundos do final! Para azar nosso, ou falta de cabeça, tocámos a bola para fora, o que permitiu que o jogo parasse e que a bola fosse reposta já no nosso campo defensivo, isto a 3 segundos do final! Emoção ao máximo! Pavilhão ao rubro! Excelente ambiente! Precisávamos de estar no máximo das nossas capacidades! Tentámos prever o que a equipa contrária poderia fazer, mas não conseguimos! Alguém ficou preso num bloqueio e…cesto fácil para o Esgueira. O resultado ficou em 54-57, ainda com um lançamento livre convertido na sequência da falta sobre o lançador.
No geral, após este dois jogos, importa referir e apesar das derrotas, que estamos a melhorar. Já conseguimos ser mais intensos a defender e mais objetivos a atacar. Temos ainda muitas dificuldades na gestão do jogo, quer a nível técnico, quer a nível físico, cometendo muitos erros infantis e proporcionando perdas de bola sem lançamento e dando alguns pontos de “bandeja” ao adversário! Mas jogos destes, com esta intensidade e emoção é que nos fazem crescer! GDG, GAFANHA!
Atletas presentes: Diana Faria, Liliana Araújo, Margarida Almeida, Maria Serra, Linda Inês, Rita Sousa, Rita Vieira, Bruna Zagaria, Marta Lino, Ana Moreira, Maria Moreira e Joana Santiago. Treinadores: Jorge Cunha e José Pires. Diretora e Seccionista: Paula Cunha e Isabel Monteiro.