
A uma jornada do fim da primeira fase do Campeonato Nacional, os Sub14 masculinos GDG/Conceito Família deslocaram-se até ao pleno coração minhoto, Barcelos, para defrontarem o clube local e vencer por 37-68.
Não tendo realizado um jogo excelente, o conhecimento do adversário (defrontado na primeira volta e no X Torneio Internacional "Cidade Gafanha da Nazaré") perspectivava uma vitória relativamente fácil, embora a exibição tenha ficado longe do desejável, conforme expressa o comentário do treinador Salvador Silva que transcrevemos adiante.
Com esta vitória, os Sub14 masculinos podem, na última jornada, frente ao BC Limiense (domingo, dia 15, pelas 16:30 no Pavilhão Municipal da Gafanha da Nazaré), alcançar o registo de 50% de vitórias e derrotas na prova, o que, num grupo onde participaram emblemas tão fortes como o Guifões, o Dragon Force e o Beira Mar, se afigura como uma excelente prestação e o resultado de um óptimo trabalho realizado.
«Na penúltima jornada desta fase tivemos uma deslocação até Barcelos para defrontar pela terceira vez a equipa da casa. Se nos jogos anteriores tínhamos vencido com relativa facilidade, sabíamos que a equipa adversária a jogar agora em sua casa iria querer demonstrar mais qualidade do que nos dois anteriores confrontos. Entrámos muito fortes no primeiro período, quase sempre com boas decisões ofensivas que nos iam proporcionando cestos com relativa facilidade e defensivamente colocámos muitas dificuldades ao ataque adversário, como prova termos sofrido apenas sete pontos. No segundo período tudo se alterou. Entrámos relaxados pela vantagem conseguida e nunca conseguimos estabilizar o nosso jogo. Cometemos demasiados erros defensivos, fomos pouco intensos, não antecipando os movimentos do adversário directo. Acabámos por perder justamente este período e fomos para o intervalo com o jogo em aberto. Vantagem de nove pontos que deixava esperanças ao adversário para discutir o jogo durante a segunda parte. Durante toda a segunda parte conseguimos voltar a impor o nosso jogo, embora duma forma pouco consistente, conseguindo paulatinamente aumentar a vantagem e conseguir mais uma vitória confortável. O nosso caminho continua, falta um jogo para terminar esta fase e queremos acabá-la da melhor maneira.» (treinador Salvador Silva)
Atletas utilizados: Diogo Secundino, Eduardo Lopes, Miguel Lucas, João Gil, Ricardo Fernandez, Rúben Gomes, Tomas Carvalho, Hugo Viegas, Yosvani Culanda, Pedro Bola, Gabriel Rouxinol