Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
As Sub19 femininas GDG/Boomerang Transportes venceram o Galitos por 50-43, no encontro que marca o início da segunda volta do distrital.
Estava bem presente toda a envolvência que marcou o início deste campeonato e o jogo da primeira volta que o Galitos venceu por seis pontos de diferença.
A pressão, a ansiedade, a vontade de limpar a imagem do primeiro jogo, com seria de esperar, ocupava muito do espírito das atletas Sub19 do GDG Basquetebol. Além disso, face ao resultado negativo do adversário na jornada anterior, acrescia o facto da Sub19 femininas GDG/Boomerang Transportes poderem, em caso de vitória, solidificar o primeiro lugar e, dependendo da diferença pontual do resultado final, ganhar vantagem directa sobre o Galitos.
A vertente emocional era grande e significativa, bloqueando a prestação das Azulinhas até à entrada do último período. Nos dez minutos finais do encontro a "garra", a alma GDG, o querer, aliados a um maior discernimento e a uma excelente atitude competitiva, fizeram com que as atletas superassem as dificuldades, os obstáculos do jogo e o adversário e vencem-se, duplamente, este importante desafio: a vitória e o diferencial de sete pontos, anulando os seis de desvantagem do primeiro jogo.
Tal como refere o treinador Hélder Silva na sua análise, parabéns às Sub19 femininas pelo que conseguiram conquistar neste jogo.
«Neste Sábado, iniciámos a 2ª volta do nosso campeonato recebendo o líder Galitos que vinha de uma derrota na última jornada. Numa semana em que a nossa equipa vai realizar três jogos, neste os objectivos eram bem claros: vencer o jogo e ultrapassar um dos nossos opositores directos e sobretudo anular a desvantagem de 6 pontos da 1ª volta. Era uma tarefa difícil, dada a qualidade colectiva do adversário, bem como a carga emocional que este jogo vinha a despertar nas nossas atletas, sendo este um aspecto que tinha de ser ultrapassado. O inicio do jogo assim o veio provar, fomos completamente manietadas por esse factor e pelo mérito que o adversário teve no conhecimento da nossa equipa. Dos 00-03 iniciais, um parcial de 05-00 dá-nos a liderança até aos 07-04, anulada por um final de período de ascendente contrário e 1 ponto de desvantagem no resultado. Bem defensivamente, fomos frágeis no ataque, tomando más decisões, lentas nas transições e somente um cesto de campo concretizado, num mau jogo ofensivo de parte a parte. O 2º período foi uma réplica do anterior e ainda mais fraco ofensivamente. É fácil escrever aqui o que se passou em dez minutos: 00-03 (triplo Galitos); 03-03 (triplo GDG), 06-03 (triplo GDG), 06-05 (2 pts Galitos); 06-08 (3 lances livres Galitos). Desvantagem de 3 pontos ao intervalo e um espectáculo muito fraco proporcionado por ambas as equipas. O ambiente era "pesado" no nosso balneário e com dificuldade em digerir o que estava a acontecer. No reinício do jogo, tudo piorou. A juntar à inércia ofensiva, começámos a cometer erros básicos na coordenação defensiva e sofremos 00-08 de entrada. Quando acordámos já estávamos a 11 pontos de distância, tendo pela frente uma tarefa enorme. Registar que apenas marcámos os primeiros pontos a cinco minutos do final do 3º período, sofrendo um triplo logo de seguida: (minuto 26 do jogo) 16-27. Finalmente começámos a crescer, a começar a ter vantagem física, saídas rápidas para o ataque, recuperações altas e a provocar erros constantes ao adversário, forma de jogar esta que durou até ao final, sabendo nós jogar com o tempo e pautando nós o ritmo do jogo. Com um parcial de 09-03, ficavam só 5 pontos para recuperar nos últimos 10 minutos. Neste último período, começámos com 05-00, empatando o jogo, e mesmo sofrendo 00-04 de seguida, não baixámos os braços e com 14-02 e 8 pontos de vantagem, sentenciámos o jogo, face ao tempo que restava. Seguia-se o objectivo seguinte: a anulação da desvantagem do jogo anterior, conseguida com muita coragem. Vitória justa, valorizada pela valia e qualidade do adversário, tendo valido sobretudo pelos últimos 10 minutos em que marcámos tantos pontos como nos outros 30 minutos. Agora descansar para tentar ultrapassar o próximo obstáculo, 4ª feira, na nossa casa contra o Illiabum, às 21h00, no jogo em atraso da 6ª Jornada e que vai decidir o líder isolado deste campeonato. Parabéns equipa pelo que hoje conquistaram.»
Parciais: 07-08; 06-08; 12-14; 25-13
Marcha: 07-08; 13-16; 25-30; 50-43
GDG/Boomerang Transportes: Carolina Marques (19); Rute Rita; Tânia Costa (11); Diva Sarabando; Bruna França (1); Joana Fernandes (10); Ana Costa; Vitalina Pinto (6); Cláudia Lima (3); Rafaela Reis; Alexandra Rosa e Andreia Peixoto.
COORDENAÇÃO
Coordenação Geral MinibasqueteMASCULINO
Seniores Sub 18 Sub 16 Sub 14FEMININO
Seniores Sub 19 Sub 16 Sub 14INICIAÇÃO - MINIS
Sub 13 - iniciação Minibasquete