Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]
A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.
O Grupo Desportivo da Gafanha Basquetebol "encerrou" os dois torneios que promoveu, entre sábado, dia 14, e terça-feira, dia 17, com um enorme sucesso e um balanço simplesmente positivo: o X Torneio Internacional "Cidade Gafanha da Nazaré" (14 e 15 de fevereiro) e o VI Torneio de Carnaval GDG Basquetebol 2015 (16 e 17 de fevereiro).
Ao todo passaram pelo Pavilhão Municipal da Gafanha da Nazaré cerca de 500 atletas, treinadores e directores, representando 9 clubes e 3 selecções distritais, num total de 24 equipas (12 masculinas e 12 femininas). Além disso, as bancadas do Pavilhão Municipal da Gafanha da Nazaré acolheram um significativo número de pais, familiares, amigos, treinadores e adeptos da modalidade.
A avaliação feita não podia ser mais positiva e rotulada de enorme sucesso, quer do ponto de vista desportivo, quer do ponto de vista organizacional, sentimento partilhado e descrito por todas as equipas e selecções (treinadores, staff e atletas) e pelo muito público presente, o que encheu de orgulho a Secção de Basquetebol do GDG, pela satisfação dever cumprido, neste ano em que comemora o seu 25º aniversário.
Jogos com elevada carga e ritmo competitivos, fruto de uma excelente qualidade das equipas, selecções e atletas, foram a marca desta edição de 2015 do Torneio Internacional e do Torneio de Carnaval. Registo ainda, este ano, para o maior número de clubes representados (9 clubes: GDG Basquetebol, Dragon Force, BC Barcelos, Guifões SC, Olivais Coimbra, SC Braga, CPN, CB Seis do Nadal e Colegio Leonés), para além das três selecções distritais (ABAveiro, ABPorto e ABSetúbal); para o maior número de atletas participantes (cerca de 500); para o maior número de equipas e selecções (24 equipas); e para o maior número de público (muito público presente). A tudo isto acresce ainda a alegria, a socialização, a forma divertida com que, principalmente, os atletas participaram nos dois eventos.
A avaliação final deixa ao GDG Basquetebol a perspectiva e o desejo de aumentar o número de selecções no Torneio do Carnaval, para o próximo ano, e manter o nínel do X Torneio Internacional que, nesta edição, teve novidades: espaço encontrado no sábado à noite para uma acção de formação técnica sobre o ensino do contra-ataque nos escalões de formação, colocando "frente-a-frente" a concepção do ponto de vista físico da Fisioterapeuta Sara Quina e a vertente técnica exposta pelo Treinador e Coordenador do CB Seis do Nadal, Sergio González; e o momento de enorme convívio e festa que foi o "Neon Party".
Este ano houve ainda lugar à inovação organizacional fruto da parceria com a Escola Profissional de Aveiro (EPA/AEVA), permitindo disponibilizar a todas as equipas participantes um acompanhamento personalizado através de um conjunto de alunos(as) da EPA que serviram de "guias".
Classificação X Torneio Internacional "Cidade Gafanha da Nazaré"
Sector Masculino: 1º Dragon Force - 2º CB Seis do Nadal (Vigo) - 3º GDG Basquetebol - 4º Colegio Leonés (León) - 5º Guifões SC - 6º SC Braga - 7º Olivais Coimbra - 8º BC Barcelos.
Sector Feminino: 1º Olivais Coimbra - 2º CPN - 3º CB Seis do Nadal (Vigo) - 4º Colegio Leonés (León) - 5º Guifões SC - 6º GDG Basquetebol - 7º BC Barcelos - 8º SC Braga
Classificação VI Torneio de Carnaval GDG Basquetebol 2015
Sector Masculino: 1º GDG Basquetebol - 2º Associação de Basquetebol do Porto - 3º Associação de Basqutebol de Aveiro - 4º Associação de Basquetebol de Setúbal.
Sector Feminino: 1º Associação de Basquetebol de Setúbal - 2º Associação de Basquetebol do Porto - 3º Associação de Basqutebol de Aveiro - 4º GDG Basquetebol.
Avaliar um sucesso de dois eventos com esta dimensão e envolvência implica não deixar de referenciar todos os apoios e parcerias. Por mais vontade e querer, por maior impacto que tenha a vertente competitiva no calendário desportivo regional, nacional e internacional da modalidade (fruto do sucesso que foram as edições anteriores ao longo destes anos na história do GDG Basquetebol e o trabalho de todos os que já passaram por este clube), nada seria possível, ou pelo menos, tão eficaz, sem os apoios institucionais e empresariais.
Obviamente, que a primeira palavra de agradecimento tem de ser dirigida a todas as pessoas envolvidas (secção, staff, treinadores do GDG Basquetebol; pais dos nosso atletas e amigos do clube) que, com uma irrepreensível dedicação, tudo fizeram (e suaram) para transformar estes dois torneios num redondo e aplaudido sucesso. Por isso é que ainda hoje faz mais sentido falarmos da enorme família do GDG Basquetebol e dos seus lemas: "formando atletas, formamos pessoas"; "juntos somos mais fortes"; "uma História, um Presente, um Futuro".
Nada nos dá maior satisfação do que a relação institucional que, felizmente, temos sabido ter e feito crescer com a Autarquia Ilhavense e com o Presidente da Câmara Municipal de Ílhavo, Eng. Fernando Caçoilo.
Nada nos dá maior satisfação do que o reconhecimento que a Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré tem, irrepreensivelmente, feito do papel e do impacto desportivo e social que o clube tem tido na comunidade, tal é a forte e extrema relação institucional e pessoal com o incansável Presidente da Junta de Freguesia da Gafanha da Nazaré, Carlos António Rocha.
Uma preciosa colaboração e uma mais valia na edição deste ano foi a parceria estabelecida com a Escola Profissional de Aveiro / AEVA e Canal Central que foi de uma disponibilidade total e um relevante contributo para a organização e equipas participantes.
Promover e organizar uma verdadeira Festa do Basquetebol, durante quatro dias consecutivos, com a movimentação e acolhimento de cerca de 500 pessoas, obriga a um conjunto de estruturas que vão muito para além do espaço de jogo. Deste modo, não seria possível a sua concretização e este impacto sem a colaboração e o apoio da Escola EB 2,3 da Gafanha da Nazaré, pela disponibilidade de espaço para as dormidas e as refeições.
O lema é servir, sem olhar a meios, nem que isso signifique, como tantas vezes, infelizmente, acontece, "trocar vida por vida". Não foi o caso, mas temos que reconhecer a total disponibilidade e a troca de horas de descanso (merecido) pela presença contínua e permanente dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo nestes quatro dias. Já o afirmámos noutras ocasiões que este é o serviço por excelência às comunidades e ao país e que tantas e tantas vezes é menosprezado e desvalorizado. Se há quem mereça o nosso mais forte aplauso e respeito são estes homens e mulheres. Obrigado, mais uma vez.
Também uma referência para o apoio prestado pela Associação de Basquetebol de Aveiro, nomeadamente através da sua Direcção, do seu Director Técnico, dos Serviços Administrativos e do Conselho de Arbitragem. Preciosa colaboração, fruto do respeito e da relação institucional que sempre soubemos manter e preservar.
Por último, que não em último, a especial e particular referência aos apoios de algumas empresas que mostraram, mais uma vez, a sua total abertura para apoiar estes dois eventos e reconhecer, não só a dinâmica dos mesmos, mas o papel desportivo e social que o GDG Basquetebol tem desenvolvido e sabido promover junto dos jovens, da comunidade e do basquetebol. Sem eles, alguns que são o nosso suporte no dia-a-dia (como o caso da PEIXOVAR, IRMÃOS MONTEIRO e da BOOMERANG TRANSPORTES), muito ficaria por fazer e o sucesso que garantimos não passaria de uma miragem.
PEIXOVAR (alimentação e logística)
PASCOAL (alimentação)
BOOMERANG TRANSPORTES (logística)
MONTEIRO CARNES (alimentação)
SULNOR (organização)
Padaria PURO PÃO (alimentação)
NESTLÉ (alimentação)
COORDENAÇÃO
Coordenação Geral MinibasqueteMASCULINO
Seniores Sub 18 Sub 16 Sub 14FEMININO
Seniores Sub 19 Sub 16 Sub 14INICIAÇÃO - MINIS
Sub 13 - iniciação Minibasquete