Realizou-se no sábado, dia 21 de Setembro o jogo de Apresentação das Sub14 Femininas do GD Gafanha frente a uma equipa de Coimbra, o Olivais.
O jogo foi composto por 4 períodos, sendo que o resultado voltava a 0 no final de cada um, para tornar a "luta" pela vitória no período mais aliciante.
Conseguimos entrar bem no jogo, defendendo a campo inteiro e obrigando a equipa adversária a errar. Quando conseguíamos recuperar a bola saímos rápido para o ataque finalizando muitas vezes em situações de 1x0 ou superioridade numérica e posicional.
A equipa do Olivais era uma equipa mais jovem e com menos experiência mas a espaços criaram-nos algumas dificuldades principalmente quando não conseguíamos finalizar em contra ataque. O objetivo nas situações de ataque posicional era haver espaço entre todas as jogadoras e movimento para tentar receber, sendo sempre ofensivas. Conseguimos cumprir algumas vezes este objetivo mas na maior parte dos ataques sentimos dificuldade em estarmos afastadas e darmos espaço a quem tinha bola para jogar 1x1. Além disso as jogadoras sem bola estavam paradas não trabalhando para receber, nem retirando ajudas sendo assim muito difícil penetrar com qualidade na defesa do Olivais.
Foi um jogo de preparação onde aproveitámos para dar mais minutos a atletas que transitam dos escalões de minibasquete e sub13 as quais responderam positivamente ao desafio tendo muita preponderância no jogo e não se escondendo de tomar decisões e criar situações.
Durante o jogo ocorreu uma situação de choque entre a Mariana Matias e uma atleta do Olivais, tendo a Mariana saído mal, não podendo ajudar mais a equipa. Felizmente não foi uma situação grave. A Mariana encontra-se bem e toda a equipa manda um forte abraço com rápidas melhoras.
Atletas presentes: Mariana Matias, Marta Lino, Gabriela Julião, Bruna Zagaria, Inês Xavier, Kristina Klimovska, Maria Oliveira, Mariana Pires e Beatriz Silva.
Estreia da equipa técnica Rui de Matos e Isabel Gonçalves que este ano vão assegurar que nada faltará a esta comitiva.
Temos muito para trabalhar, mas todas as jogadoras estão com vontade de melhorar a cada treino, de superar cada jogo e portanto essa é a receita para uma época que desejamos com muitas alegrias.
GDG BASQUETEBOL
OLIVAIS